Tiago Carvalho, o novo Secretário Municipal de Saúde de Arcos

Tiago Carvalho, o novo Secretário Municipal de Saúde de Arcos

Tiago Carvalho de Oliveira começou a trabalhar na Prefeitura de Arcos em 2017, no cargo de diretor do Departamento de Suprimentos. Oito meses depois, passou a coordenar a Vigilância Ambiental de Saúde. “Lá fiquei até o final da gestão passada, fui desligado e, em 16 de janeiro, com a atual gestão, voltei à Vigilância Ambiental (Endemias)” – relatou. Em 21 de setembro, Tiago assumiu o cargo de Secretário de Governo e, desde 1º de dezembro, lidera a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ele, a Secretaria tem prioridade no contexto do Governo de Arcos: “É a principal, o carro-chefe da gestão. É a maior pasta em recursos, demandas e departamentos. A saúde é prioritária e o princípio de tudo”.

De fato, a Saúde, para 2023, contará com R$ 53, 6 milhões, valor estimado pela Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada na terça-feira (06), pela Câmara de Vereadores. Além do maior orçamento, ele afirma ter o maior quadro de servidores, embora ainda esteja levantando todos os números da pasta – considere-se que Tiago assumiu a Secretaria faz sete dias.

Como diagnóstico da saúde do município, ele aponta: “Para as demandas eletivas, aquelas que são do dia a dia, temos total suporte e vamos atender. Destaco também a importância do convênio celebrado com a Santa Casa de Arcos para a realização de cirurgias. Tivemos uma reunião ontem [dia 06] e outra hoje [dia 7] para organizar esse fluxo, pois já existe aporte [financeiro] para iniciar as cirurgias, uma grande demanda reprimida da população”.

O atendimento é um grande desafio

“Temos uma grande dificuldade a ser corrigida, que é de atendimento e informação. Os questionamentos são sobre: como encaminhar, como informar e como ser mais humanitário. O servidor precisa ser orientado, capacitado e treinado”.

Segundo ele, das demandas que chegam à Secretaria, em 80% dos casos faltou orientação ou acolhimento. “Nós temos 12 PSFs, mais um posto na Ilha, temos o CAPS, Hospital São José que vamos nos dedicar para oferecer atendimento humanizado e eficiente. A saúde de Arcos tem tudo para ser uma saúde de boa qualidade.” – afirmou.

Nas especialidades, a maior demanda e ainda não resolvida é a pediatria, pois há falta de profissionais disponíveis no mercado, assim como ocorre com a neuropediatria.

Ações imediatas, ainda em 2022

Para ele, a prioridade é acertar o convênio com a Santa Casa para dar vazão à demanda de cirurgias. “Vamos, em breve, começar a executar cirurgias de pequena e média complexidade e cirurgias gerais”. Tiago destacou que é necessário iniciar as cirurgias aqui para que se possa alimentar uma ‘série histórica’ – uma sequência que credencie o município e facilite a obtenção de recursos dos governos estadual e federal.

Outra ação apontada como importante é um sistema de gestão, unificando as informações de cada paciente em todos os órgãos municipais da saúde de Arcos.

Para 2023…

Para o próximo ano, ele aponta como prioridade a conclusão da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que está para ser licitada. Também estão previstos: um novo posto na Comunidade da Ilha e um novo Centro de Fisioterapia.

Ainda em 2023, será realizada a compra de materiais e equipamentos para as USBs. “Há muito tempo as unidades básicas estão precisando de renovação”.

Ele complementa: “O grande sonho do prefeito é o Hospital. Embora saibamos que é uma obra que precisa de recursos estaduais e federais, o prefeito tem uma linha muito aberta com o Senado e a Câmara dos Deputados para uma negociação junto ao governo Federal”.

Tiago destacou que está fazendo levantamentos e percorrendo cada departamento. Finalizando, agradece especialmente pelas mensagens de apoio e incentivo. “É um desafio e eu acredito que posso contribuir. Não me colocarei limites”.

(Entrevista e Redação: Nando Noronha).